Cooperativas do CRESOL participam do maior evento de moda do Maranhão com desfile de peças artesanais

Acessar fotos
31/05/2022

A participação em um desfile do Maranhão Fashion Week (MFW), foi um dia para criar memórias marcantes no grupo de artesãs do Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão – Cresol, mantido pelo Governo do Maranhão, por meio da  Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres). As peças produzidas por elas estiveram na passarela do MFW, no último domingo (29 de maio), e fez parte do encerramento da Expo Indústria Maranhão 2022.

Os 22 looks, que incluíram blusas, boleros, cropeds, macacões, kimonos, biquínis, saídas de praia, shorts, saias, vestidos, bolsas, boinas, biojoias e bijuterias, são fruto do trabalho de artesãs de 10 associações e cooperativas ligadas ao CRESOL. As peças em crochê, renda de bilro, macramê, fibra de bananeira, sementes e madeira foram produzidas em cidades como São Luís, São Mateus, Barreirinhas, Santa Filomena do Maranhão, Raposa e Paço do Lumiar.

O desfile teve início com a participação de modelos infantis trajando peças artesanais por faixa etária. O público presente mostrou a aprovação por meio de palmas e pelo uso constante de celulares para fazer fotos e vídeos de cada novo figurino apresentado na passarela do Maranhão Fashion Week.

A secretária da SETRES, Lília Raquel, ressaltou que o desfile de peças de artesãs do Cresol foi histórico. "Hoje é um dia de muita alegria para os mais de 80 empreendimentos ligados ao Centro de Referência de Economia Solidária, onde conseguimos pautar a arte e a cultura do Maranhão produzidas pelas artesãs maranhenses. Agradeço ao governador Carlos Brandão pela oportunidade que ele nos dá, fazendo com que o Cresol seja referência de moda para todo o país”, destacou a secretária.

A influenciadora Themys Vale, que participou da organização do MFW e também desfilou, contou como foi a experiência em usar as peças da economia solidária. "Estou muito grata por ter vestido uma peça que foi produzida por artesãs maranhenses que representam essa força da economia solidária em nosso estado, eu, como influenciadora de morda acredito muito no potencial do maranhense, em tudo o que a gente tem a fazer e mostrar pro mundo", afirmou a modelo.    

A artesã Deusilene Veloso, que teve várias de suas criações no desfile, disse estar maravilhada com a experiência no MFW. “Foi uma maravilha representar as mulheres do Cresol. Agradeço a Deus em primeiro lugar e à secretária Lília Raquel por essa oportunidade que tivemos de expor nossas peças e ter nossos minutos de fama. Este evento é uma grande oportunidade para quem trabalha com a economia solidária”, assegurou a trabalhadora.

O MFW é organizado pelo Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Maranhão (SINDVEST) e o Circuito Nacional Fashion Week (CNFW), com produção da Base Producer. Em ano, a proposta dos desfiles foi mostrar a regionalidade maranhense e enaltecer a moda com foco em produtos da economia solidária, além de oportunizar a geração de emprego e renda, sobretudo para artesãos e pequenos produtores maranhenses.