Governo realiza entrega de Certificação a 200 alunos dos cursos do Centro de Iniciação ao Trabalho - CIT

Acessar fotos
22/06/2022

Mais de 200 alunos capacitados em curso oferecidos regularmente pelo Centro de Iniciação ao Trabalho – CIT receberam, nesta quarta-feira (22 de junho), certificados do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária – SETRES, assegurando que estão aptos para atuar em áreas de trabalho e de geração de renda como alongamento de unhas, design de sobrancelhas, música, teatro, artesanato de papelão e inglês.

Os certificados entregues totalizam 100 horas de carga horária e os professores que ministraram cursos como teatro, oficina da fala, inglês, alongamento de unhas, design de sobrancelhas, capoeira, artesanato em papelão, violão, cavaquinho, flauta e percussão tiveram o cuidado de oferecer conteúdos preparatórios para que os alunos possam extrair do aprendizado em sala de aula um diferencial para disputar oportunidades de trabalho ou buscar gerar renda por meio de serviços para os quais, agora, estão aptos a oferecer.

De acordo com a secretária de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Lília Raquel, o Governo do Maranhão tem dado o máximo possível de oportunidades para a formação e qualificação profissional aos trabalhadores e trabalhadoras maranhenses. "Hoje estamos entregando mais de 200 certificados que são uma prova de que a política pública de fomento à geração de trabalho, emprego e renda; o acesso à qualificação profissional e o fomento à cultura resultam sim na ampliação de oportunidades para todos os trabalhadores do nosso estado”, informou a secretária da SETRES.

A secretária Lilia Raquel também ressaltou o fato dos cursos de capacitação profissional disponíveis no CIT serem ministrados em um região de alta vulnerabilidade social, como é o entorno dos bairros da Liberdade e Fé em Deus, onde está localizado o maior quilombo urbano da América Latina.  

O professor de música (instrumento violão), Emanoel dos Santos, fala da importância da capacitação para os jovens. "Os cursos trazem oportunidade para quem não tem, de ser inserido no mercado de trabalho, ajudando, inclusive, na formação cidadã dos jovens e adolescentes que frequentam as nossas turmas. Eles também ajudam na inclusão social, pois a gente percebe a evolução dos alunos tanto como futuros profissionais, como ser humanos conscientes da sua cidadania.

Para a estudante do ensino médio, Ione Victória dos Santos, 17 anos, que recebeu o certificação de participação do curso de teatro, a capacitação ajudou a realizar um antigo sonho de criança. “Sempre tive vontade de fazer teatro, de receber instruções de como representar bem um personagem e agora tive essa oportunidade. Desejando me aprimorar mais, para tentar uma chance no futuro como atriz”, afirmou.

Como forma de mostrar o que aprendeu em sala de aula, Ione Victória dos Santos foi escolhida para representar em uma peça teatral encenada durante a solenidade de entrega dos certificados, as emoções que uma pessoa em busca de uma oportunidade profissional experimenta ao procurar emprego. “O professor me orientou na criação da personagem e me ajudou a encenar as emoções como aflições e decepções que a gente sente, às vezes, na buscar por um emprego”, explicou.

O CIT é um equipamento comunitário que integra o Plano de Urbanização da Avenida Quarto Centenário e visa garantir cursos de qualificação, oficinas, treinamento em diversas áreas para jovens e adultos, sem custo algum, visando a inclusão social, geração de renda e a inserção no mercado de trabalho.