Inaugurada a primeira Casa do Trabalhador do Maranhão com a presença do ministro do Trabalho e Emprego

Acessar fotos
10/02/2025

Inaugurada a primeira Casa do Trabalhador do Maranhão com a presença do ministro do Trabalho e Emprego

 

Na última sexta-feira (07), foi inaugurada a primeira Casa do Trabalhador do Maranhão, localizada no bairro do Anjo da Guarda, que integra serviços do Sistema Nacional de Empregos (SINE), tais como: Qualificação, Intermediação de mão-de-obra, Cadastro, Cabide Solidário, dentre outros; Viva/Procon e Sala do Empreendedor, integrando serviços e levando mais comodidade aos trabalhadores e trabalhadoras, bem como, as empresas, indústrias e comércio da região, que concentra a maior parte dos principais empreendimentos da Cidade.

 

A inauguração foi realizada pelo governador Carlos Brandão, na presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, acompanhado dos secretários nacionais de Economia Solidária, Gilberto Carvalho, e de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne. O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, foi o anfitrião do evento, que também contou com a participação do secretário de Estado de Governo, Márcio Machado, responsável pela obra. Além destas, a Solenidade ocorreu com a presença de diversas autoridades estaduais e federais do legislativo e executivo.

 

Em sua fala, o secretário Luiz Henrique Lula destacou que a primeira Casa do Trabalhador do Estado chega quando o Maranhão vive um grande momento, se destacando na geração de emprego a nível nacional e se posicionando como a unidade federativa com a segunda menor taxa de desocupação do nordeste. Oportunidades que caminham com investimento também em qualificação, que será ainda mais intensificada com o equipamento público inaugurado no último dia 07: “Aqui funcionarão serviços do Viva/Procon, da Sala do Empreendedor e todos os serviços do Sine, que traz uma sala de informática e uma Padaria Escola, que irá capacitar mão de obra, mas também quem sabe, novos empreendedores e empreendedoras. E esse é só o começo! Iremos trazer para a área Itaqui-Bacanga, muito mais!”, afirmou o secretário.  

 

Durante a Solenidade, foram entregues, as unidades do Viva/PROCON, do Sine e da Sala do Empreendedor. Foram assinados os decretos dos Planos estaduais de Economia Solidária e de Empregabilidade do Público LGBTQIA+; o convênio que institui o Programa Residência Técnica Profissional (RESTECPRO) entre‬ SETRES, Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão e as universidades Federal (UFMA), Estadual (UEMA) e Estadual  da Região Tocantina (UEMASul); a medida provisória do Programa Trabalho Jovem; e, a ordem de serviço para reforma do prédio do Centro de Referência da Economia Solidária do Maranhão (CRESOL/MA).

 

Além disso, tomaram posse os conselheiros do Conselho Estadual de Economia Solidária do Maranhão (CEESOL) e foi realizada a aula inaugural do curso de Panificação, que contou com 20 alunos, que ocorre numa estrutura de cozinha, montada, especialmente, para este curso que foi estruturado com parceria com a Plamont Planejamento e Engenharia.

 

E irá contribuir com a realização do sonho de diversos trabalhadores, como é o caso de Joselina Meireles Farias, cursista da primeira turma da Padaria que afirmou estar realizando um sonho de aprender mais sobre panificação e ter opção de complementar a renda familiar, podendo abrir uma padaria futuramente. Ao final, agradeceu a oportunidade “que o governo está nos proporcionando e que possa vir muito mais aqui para nossa comunidade do Anjo da Guarda.”, desejou Joselia.

 

Tais projetos somente são possíveis com a parceria de diversos entes e por isso, o evento foi finalizado homenageando os parceiros do Sine, foram eles: Instituto de Apoio aos Desenvolvimento Humanos (IADVH), Plamont, Vulcaflex Service, Vereador Otávio Soeiro, Segov e Viva/PROCON.