“Rede de Saberes”: Governo do Maranhão inicia capacitação para marisqueiras, pescadores e aquicultores.
“Rede de Saberes”: Governo do Maranhão inicia capacitação para marisqueiras, pescadores e aquicultores.

“Rede de Saberes”: Governo do Maranhão inicia capacitação para marisqueiras, pescadores e aquicultores.
No último final de semana, nos dias 25 e 26 de janeiro, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), em parceria com o Instituto Base de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, iniciou o Programa “Rede de Saberes” para marisqueiras, pescadores e aquicultores com a realização de Capacitações em Beneficiamento, Processamento e Conservação do Pescado, que contemplou, aproximadamente, 110 beneficiários, nos municípios de Cedral, Guimarães, Porto Rico e Bequimão.
O secretário Luiz Henrique Lula participou da abertura da qualificação em Cedral/MA e esteve em Porto Rico e Bequimão para conhecer a estrutura e conversar com os capacitados sobre os objetivos do programa : “Fiz questão de estar presente no máximo de turmas possível para conversar com os participantes sobre nossas intenções para com estas ações de capacitação: queremos desenvolver e investir na pesca e no pescado do Maranhão e por consequência, valorizar a atividade e os produtos, gerando e melhorando a renda dos pescadores, marisqueiras e aquicultores de diversos municípios e regiões. Para isso, é preciso qualificar e diversificar os produtos, estruturar a rede de comercialização e disputar o mercado. Tenho absoluta certeza de que este é um passo muito importante.” defendeu.
A carga horária do curso foi dividida em uma parte teórica e outra prática. Durante a prática, os alunos aplicaram técnicas de filetamento e de preparo de receitas que aproveitam todo o peixe: fishbúrguer, torresmo, filé empanado, iscas, maionese caseira, ceviche, croquetes, bolinho de peixe, entre outros. Ao final, os capacitados receberam um kit, composto por facas para processamento completo, tábua, avental e amolador, para o desenvolvimento de suas atividades.
Durante a atividade, o secretário conversou com diversos beneficiários, ouviu suas demandas e informou sobre projetos que podem contribuir para o desenvolvimento dos empreendimentos que estão surgindo, dentre eles, o Trabalho Jovem que pode contribuir com os planos da produtora de Bequimão/MA, Liliana Rodrigues, que morava em São Luís e retornou a comunidade de Paricatiua, onde nasceu. Relata que voltou em busca de paz para viver com o marido e o irmão que é Pessoa com Deficiência, mas não aguentou ficar parada e resolveu fazer um açude:
“Para criar peixe e graças a ação do Senar, melhorou muito o nosso modo de trabalhar, né? Porque a gente tinha um modo mais rústico de trabalhar e eles apresentaram técnicas mais atuais, que ajudou bastante tanto a mim quanto ao meu irmão aqui, o Jorge. E ai a gente tá criando peixe agora e já estamos fornecendo para prefeitura e para o hospital. Graças a Deus por isso! E esse curso veio bem a calhar, pelo menos para mim, tava abrindo uma visão, um leque de visão maravilhoso. Aí quem sabe aqui ó, tem umas futuras funcionárias para trabalhar no negócio que vai vindo ai.”, vislumbrou a capacitada.
A Capacitação também contou com parcerias locais, em Cedral/MA, a Prefeitura de Cedral e o Sindicato de Pescadores de Cedral (SINPECE), representados pela presidente e mobilizadora Alzenira Silva e o mobilizador Dário Pavão que apoiaram a atividade e inclusive, com a presença do prefeito Danilo Moraes e da vice-prefeita Alzenira. Em Porto Rico, o Sindicato de Pescadores de Porto Rico (SINDPOR), representados pelo presidente Melquizedeque Trindade Nunes e Dayane Leal, sendo estes mobilizadores da capacitação e a Prefeitura de Porto Rico também esteve presente. Em Guimarães, contamos com o apoio da Mobilizadora Izailde Rabelo e do Restaurante da Rogeria, representado por Rogério Rabelo que cedeu o espaço para realização da capacitação e com a Presença do Engenheiro de Pesca Mauro Cardoso. E em Bequimão, no povoado de Paricatiua, tivemos o apoio da REMULMANA, Rancho Paraíso, representado pela capacitada e mobilizadora Liliana Rodrigues e da Estação Marítima, representado por Diógenes Rodrigues. Ainda em Bequimão, no povoado Santana, contamos com o apoio do Mix Garcia, a REMULMANA, Casa Familiar Rural Albemirim e dos Mobilizadores Rosilene Pereira e Janilson Rodrigues.