Governo do Maranhão inaugura a primeira Casa do Trabalhador e lança novos projetos com a presença do Ministro do Trabalho

Na próxima sexta-feira (07), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (SETRES), recebe o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para inauguração da primeira Casa do Trabalhador, localizada no Bairro do Anjo da Guarda, em São Luís. Além da inauguração, serão lançados programas de geração de Emprego e Renda (Programa de Residência Técnica Profissional e o Trabalho Jovem Eixo Auxílio à Contratação), o Plano Estadual de Economia Solidária e o Plano de Empregabilidade LGBTQIA+. Durante o evento, também será dada a posse ao Conselho Estadual de Economia Solidária.
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, celebra a inauguração da Casa do Trabalhador, afirmando que este é um equipamento fundamental para ampliar e aperfeiçoar os serviços já oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE), sendo também uma recomendação do Ministério do Trabalho. O equipamento traz mais comodidade, possibilita mais capacitação, torna acessível os serviços de documentação básica e direcionados ao trabalhador.
A Casa é composta por um Viva/Procon para Agendamento de consultas, Cartão do SUS, Balcão do Cidadão, Emissão de RG, Equatorial e Caema. Uma Sala do Empreendedor para abertura, orientação e regularização de empreendimentos com foco nos Micro empreendedores individuais. O Sine com intermediação de mão de obra, seguro desemprego e qualificação profissional permanente em sala. Laboratório de informática - Para a formação ativa de trabalhadores através dos cursos da Escola do Trabalhador 4.0. E o Espaço Qualificar para projeto em parceria com a empresa Plamont, que integra a Casa do Trabalhador e irá ofertar formações na área de alimentos e manipulação de alimentos, como Padeiro e Confeiteiro.
O secretário também falou das demais entregas: “Por determinação do governador Carlos Brandão, iniciamos o ano dando continuidade aos projetos de sucesso e demarcando a posição do governo de que a promoção de Trabalho, Emprego e Renda são prioridades. Com isso em vista, iremos lançar mais uma edição do Trabalho Jovem Eixo Auxílio à Contratação com recorte de raça e gênero. Trazemos o Programa de Residência Técnica Profissional que capacita jovens recém formados e contribui para a disputa pelo melhor emprego para os maranhenses. Assinamos o Plano de Economia Solidária para fortalecer a política. E lançamos o Plano de Empregabilidade LGBTQIA+, que é uma demanda antiga do movimento e que visa a promoção de vida digna para essa população que sofre tanto com exclusão social.”, destacou.
Confira a programação:
10h00 - INAUGURAÇÃO DA CASA DO TRABALHADOR
Entrevista Coletiva;
Entrega de Unidade de serviços do VIVA/PROCON
Entrega de Unidade de serviços do Sistema Nacional de Emprego (SINE)
Visita a aula inaugural do Curso de Panificação (20 alunos)
Entrega de placas de homenagem aos Parceiros
LOCAL: Rua Cuba, 16 - Vila Fumacê, Anjo da Guarda.
14h30 - SOLENIDADE DE ASSINATURAS E POSSE DO CONSELHO ESTADUAL DO CRESOL:
✔ Assinatura de Decreto do Plano Estadual da Economia Solidária
✔ Assinatura de Decreto do Plano de Empregabilidade do Público LGBTQIA+
✔ Assinatura de Convênio que institui o Programa Residência Técnica Profissional (RESTECPRO) entre
SETRES, FAPEMA, UEMA e UEMASUL
✔ Assinatura de Medida Provisória que institui o Programa Trabalho Jovem (Eixo Contratação/2025)
✔ Assinatura de Ordem de Serviço para reforma do prédio do CRESOL/MA - SECID
✔ Posse do Conselho Estadual da Economia Solidária
- Apresentação da logo do CRESOL/MA
LOCAL: Rua da Estrela, 644/690, Centro Histórico, São Luís. Casarão Oleama.